
COMO GERIR PESSOAS EM TEMPOS DE CRISE
Não é de hoje que o ser humano precisa administrar. Administrar vem do latim que quer dizer: Ad (Direção, tendência para) e minister (Subordinação ou obediência). Designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um determinado grupo.
A administração é uma ciência social que está relacionada a todas as atividades que envolvem planejamento, organização, direção e controle.
Já a gestão é algo mais fechado, voltado para o “gerir em si ôntico” (termo utilizado na Ontopsicologia, significa: Em si mesmo). Gerir pessoas não é somente dar ordens a alguém, mas liderar, motivar, indicar melhorias para o melhor desenvolvimento humano.
O líder deve saber identificar falhas, desvios de conduta, desordem organizacional e outras deficiências relacionadas a seus liderados. Liderar pessoas em tempos de crise é um desafio bastante ousado e encorajador. Ao encorajar equipes, o líder deverá fazer que sua própria conduta seja para tal. O líder que ousa, saberá mais na frente que suas atitudes foram às de um líder que realmente sabe o que está fazendo.
Gerir pessoas em tempos de crise, é nada mais que delegar tarefas e cuidar da auto-motivação de seus geridos. O gestor terá que saber identificar aquele “ganso” que está cansado do vôo e colocá-lo para trás da arrevoada. Dando mais ênfase àqueles que estiverem mais descansados e conseqüentemente mais entusiasmados para a empreitada.
Albert Einstein em seus famosos textos cita-nos algo muito interessante relacionado à crise: “É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado””. Então, encoraje sua equipe, demonstre afeto e dedicação para com eles. Supere a crise e seja um líder vencedor!
®Todos os direitos reservados